Sefin prorroga prazo para pagamento de ISS e Taxa de Alvará com desconto

• Atualizado há 9 anos ago
CreateThumbnail
Segundo a Diretora Geral da Secretaria Municipal de Finanças (Sefin), Hana Sampaio, os demais vencimentos e descontos estabelecidos no Calendário Fiscal do Exercício de 2015 permanecem inalterados
 Veja a Portaria nº 102/2015 – GABS/SEFIN

Por conta do atraso dos Correios na distribuição de alguns lotes dos carnês do exercício fiscal de 2015, foi prorrogado para o dia 30 de abril o prazo para pagamento do Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza/Pessoa Física – ISS/PF e da Taxa de Licença para Localização e Funcionamento – TLPL (alvará de licença).

Até dia 30 de abril, os dois tributos poderão ser pagos com descontos na cota única. O ISS/PF pode ser pago à vista, com abatimento de 15% ou em seis parcelas. O ISS/PF é devido por prestadores de serviços, como dentistas, advogados, engenheiros e contadores; além de profissionais autônomos de nível médio e fundamental, como taxistas. Mais de 13 mil contribuintes que precisam emitir Nota Fiscal Avulsa Eletrônica devem pagar o imposto, o que irá gerar uma arrecadação em torno de R$ 4,8 milhões.

Já a Taxa de Licença para Localização e Funcionamento pode ser quitada em cota única com desconto de 30% ou em cinco parcelas.  Cerca de 41 mil estabelecimentos comerciais necessitam pagar a Taxa para ter acesso ao Alvará de Licença, documento que autoriza o funcionamento comercial em Belém e deve ser renovado anualmente. A arrecadação prevista com a TLPL é em torno de R$ 28 milhões.

 “O valor a ser pago será o que está indicado no campo ‘a pagar no vencimento’ do carnê do referido tributo, sobre o qual não será cobrado nenhum acréscimo de juros. Os demais vencimentos e descontos estabelecidos no Calendário Fiscal do Exercício de 2015 permanecem inalterados”, explica a Diretora Geral da Secretaria Municipal de Finanças (Sefin), Hana Sampaio.

Até 48 horas úteis após o pagamento da TLPL; ou após a quitação da última parcela, o contribuinte pode emitir o diploma do Alvará pelo site da Sefin. O documento deve ficar exposto no estabelecimento.

Como pagar – Para quem não estiver com o carnê em mãos, os boletos de pagamento podem emitidos pelo site da Sefin, no endereço eletrônico www.belem.pa.gov.br/sefin ou em uma unidade de atendimento do órgão.

2ª via pela Internet: No item “Emissão de 2ª via” no site, o contribuinte deve escolher o ISS ou a TLPL; digitar a inscrição mobiliária (número de sete dígitos informado nos carnês); optar pela cota única ou parcelado; e imprimir o boleto de pagamento. Também é possível emitir a segunda via em uma unidade da Sefin.

Locais para pagamento: Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e seus correspondentes bancários; Centros Lotéricos; Itaú; Banco da Amazônia; Banpará; Bradesco e Santander.

Unidades de atendimento da Sefin:

Central Fiscal de Atendimento ao Contribuinte – Belém

End.: Praça das Mercês, nº 23. Tv. Frutuoso Guimarães com R. Gaspar Viana.

Funcionamento: 8h30 às 16h

Posto de Mosqueiro

End.: Praça da Matriz (ao lado do Banpará)

Funcionamento: 8h às 14h (terça a sexta) e 8h às 13h (sábado)

Posto de Icoaraci

End.: Rua Manoel Barata, 900.

Funcionamento: 8h30 às 16h

Texto: Lilianne Villacorta
Foto: Tássia Barros – Comus
Coordenadoria de Comunicação Social (COMUS)

Veja também

NOTA DE PESAR

A Secretaria Municipal de Finanças de Belém, em nome de sua titular, Káritas Lorena de Souza Rodrigues, e todos seus servidores, prestam suas condolências e

Saiba mais »

Atenção!

Este link NÃO se destina a prestadores de serviços MEI.

Atenção Contribuinte:

No caso de parcelamento de débitos do IPTU, de acordo com o parágrafo 8º, do artigo 8º do Decreto nº 104.537/2022, de 20 de junho de 2022 (DOM nº 14.503, de 20/06/2022), a redução de 90% de juros e multa de mora somente está disponível para os contribuintes que efetuaram a opção por este incentivo, a partir do pedido de adesão ao programa de "Recadastramento Imobiliário Incentivado" (disponível no portal de serviços on-line da SEFIN), devidamente deferido, conforme previsto no Decreto nº 101.946/2021, de 01 de setembro de 2021 (DOM nº 14.316, de 01/09/2021).

Skip to content