Universitários visitam a Secretaria de Finanças

• Atualizado há 10 anos ago
Sefin recebe estudantes de Ciências Contábeis da UFPA para vista monitorada ao órgão.
Sefin recebe estudantes de Ciências Contábeis da UFPA para vista monitorada ao órgão.

Acadêmicos do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Pará (UFPA) realizaram, ontem (21) e hoje (22), visitas técnicas à sede a Secretaria Municipal de Finanças (Sefin) para conhecer de perto a rotina da administração tributária de Belém.

As visitas fazem parte do curso “Tributação e Cidadania Fiscal”, promovido pela Escola de Administração Fazendária (Esaf) em parceria com a Secretaria de Finanças, a Secretaria Estadual da Fazenda (Sefa), a Receita Federal e a UFPA. Desde o início do curso já foram realizadas palestras e demais atividades voltadas para a educação fiscal.

O estudante do 3º semestre, João Batista Vieira Neto, acredita que a experiência de visitar os órgãos que lidam com os recursos públicos é enriquecedora. “Foi interessante aprender um pouco sobre o funcionamento da Sefin para ampliar nossa cidadania fiscal e também para conhecer um órgão tão importante para arrecadação e aplicação de recursos em serviços. Será válido para nós enquanto cidadãos e futuros profissionais”, afirmou.

Para o diretor do Departamento de Tributos Imobiliários, Sandro Sagica, um dos representantes da Sefin que recebeu os alunos na manhã do dia 21, esse tipo de contato com os acadêmicos favorece a educação fiscal. “É muito importante, desde a academia, a administração municipal disseminar o conhecimento sobre a função social dos tributos de sua competência, que, na prática, são pouco abordados em sala de aula”, destacou.

O funcionário do Departamento de Contabilidade, Irineu Correa, que também acompanhou os estudantes durante as visitas, destacou o papel do profissional área contábil. “A contabilidade é o coração de um empresa ou órgão, devido a sua responsabilidade com informações que são úteis para vários setores. Aqui na Sefin, o nosso departamento cuida de todo o balanço geral da Prefeitura e da prestação de contas junto ao TCM”, ressaltou contador.

Cerca de 80 universitários passaram pela Sefin. Além de conhecer como funciona cada setor da secretaria e suas rotinas, os alunos recebem informações sobre as ações de modernização tributária, como a renovação do parque tecnológico da Secretaria e o desenvolvimento um sistema integrado de informações, que darão suporte para as mudanças necessárias em serviços e procedimentos defasados na área fiscal do município.

Texto: Ascom/Sefin

Foto: Oswaldo Forte/Comus

Veja também

NOTA DE PESAR

A Secretaria Municipal de Finanças de Belém, em nome de sua titular, Káritas Lorena de Souza Rodrigues, e todos seus servidores, prestam suas condolências e

Saiba mais »

Atenção!

Este link NÃO se destina a prestadores de serviços MEI.

Atenção Contribuinte:

No caso de parcelamento de débitos do IPTU, de acordo com o parágrafo 8º, do artigo 8º do Decreto nº 104.537/2022, de 20 de junho de 2022 (DOM nº 14.503, de 20/06/2022), a redução de 90% de juros e multa de mora somente está disponível para os contribuintes que efetuaram a opção por este incentivo, a partir do pedido de adesão ao programa de "Recadastramento Imobiliário Incentivado" (disponível no portal de serviços on-line da SEFIN), devidamente deferido, conforme previsto no Decreto nº 101.946/2021, de 01 de setembro de 2021 (DOM nº 14.316, de 01/09/2021).

Skip to content