Workshop define ações de melhorias na arrecadação tributária

• Atualizado há 10 anos ago

09/09/14 – 14h

A partir de planos de ação os auditores vão definir as metas e os meios necessários para alcançá-las e aumentar a arrecadação municipal.
A partir de planos de ação os auditores vão definir as metas e os meios necessários para alcançá-las e aumentar a arrecadação municipal.

 

Gestores, auditores e procuradores fiscais do município participaram, ontem (8), do workshop “Dinamização e incremento da arrecadação municipal: um desafio”, promovido pela Secretaria Municipal de Finanças para discutir e traçar alternativas viáveis e de curto prazo para aumentar da receita tributária de Belém.

Os participantes escolheram oito ações que terão impacto direto sobre a arrecadação, a partir de melhorias em procedimentos de gestão, cobrança, cadastro e fiscalização dos tributos municipais, principalmente, IPTU e ISS. O foco é ampliar a base de contribuintes sem aumentar a carga tributária.

As ações foram distribuídas entre grupos de cinco auditores que ficaram responsáveis por elaborar um plano de trabalho para cada um delas e definir como serão colocadas em prática e os prazos de execução. O resultado deste planejamento será apresentado em um seminário na próxima sexta-feira, 12. A intenção é que as ações já repercutam na  arrecadação do último trimestre deste ano.

O curso foi ministrado pelo bacharel em Administração e Direito, Gleydson Silva. Especialista em Gestão de Pessoas e da Qualidade e Mestre em Gestão Pública, Gleydson atua com os temas Administração, Gestão de Recursos Humanos, Gestão de Convênios e Acompanhamento de Projetos, Administração Pública. Atualmente, ele é Assessor de Gestão de Pessoas da Fundação Hemopa.

Segundo o professor, o método usado é PDCA. “A partir de planos de ação serão definidas as metas e os meios necessários para alcançá-las. E pela primeira vez, a gestão municipal envolveu os principais responsáveis neste processo para atuar no planejamento das ações”, explica Gleydson.

Veja também

NOTA DE PESAR

A Secretaria Municipal de Finanças de Belém, em nome de sua titular, Káritas Lorena de Souza Rodrigues, e todos seus servidores, prestam suas condolências e

Saiba mais »

Atenção!

Este link NÃO se destina a prestadores de serviços MEI.

Atenção Contribuinte:

No caso de parcelamento de débitos do IPTU, de acordo com o parágrafo 8º, do artigo 8º do Decreto nº 104.537/2022, de 20 de junho de 2022 (DOM nº 14.503, de 20/06/2022), a redução de 90% de juros e multa de mora somente está disponível para os contribuintes que efetuaram a opção por este incentivo, a partir do pedido de adesão ao programa de "Recadastramento Imobiliário Incentivado" (disponível no portal de serviços on-line da SEFIN), devidamente deferido, conforme previsto no Decreto nº 101.946/2021, de 01 de setembro de 2021 (DOM nº 14.316, de 01/09/2021).

Skip to content