A Secretaria Municipal de Finanças de Belém, esteve presente, na manhã do último sábado, 23, na Ação Cidadã que ocorreu no bairro do Curió-Utinga.
A ação aconteceu na Praça das Castanheiras, próximo à Avenida João Paulo ll, com início às 9h e término às 13h. Entre os serviços ofertados pela SEFIN, estavam: emissão de guias e 2ª via de Tributos 2023 (IPTU, TLPL e ISS/PF); parcelamento de débitos; informações sobre processos eletrônicos e ITBI, além de orientações jurídicas. Foi uma oportunidade aos contribuintes do bairro e proximidades terem acesso à administração fazendária do município, resolvendo inadimplências e recebendo orientação sobre processos relacionados à SEFIN.
A Ação Cidadã serve também para mostrar aos cidadãos a importância sobre o pagamento de impostos e taxas ao município. “Para o município é muito importante que esse cidadão se regularize, pois, é a partir desses impostos e de toda a arrecadação municipal, que a Prefeitura consegue fazer a manutenção dos serviços, como saúde, educação, cultura, ações como essa e saneamento. Tudo isso é custeado por esses impostos que serão pagos com a regularização dos débitos.”, falou Káritas Rodrigues, titular da Secretaria Municipal de Finanças.
Facilidade de acesso pelo contribuinte – A população de Belém, mais especificamente do Curió-Utinga, está presenciando ações como esta. Com serviços de diversos órgãos municipais prestados de forma mais acessível. E mais importante que cumprir com a obrigação de pagar seu imposto, é enxergar e usufruir de sua aplicação. “Muita gente não tem conhecimento a respeito dos serviços. É importante sair do conforto da instituição para ir até o povo. Eu, por exemplo, tive a oportunidade de resolver os meus problemas.”, falou dona Selma Cassiana, aposentada e moradora do bairro do Curió-Utinga.
O servidor público do estado, Augusto Cesar, também falou com nossa assessoria e expressou sua satisfação ao conseguir seu atendimento referente ao parcelamento do IPTU. “É muito importante trazer pra comunidade esse serviço. Hoje consegui resolver a questão do meu parcelamento. Continuem assim, com o serviço muito bom.”, disse Augusto.
Balanço – Por volta de 25 contribuintes foram atendidos. Mais de 70% dos atendimentos foi de mulheres acima de 60 anos. A maioria dos contribuintes procurou o atendimento da SEFIN buscando o serviço de parcelamento de débitos de IPTU.
Texto: Lucas Maciel