Alvará de funcionamento passa ser emitido pela internet

• Atualizado há 11 anos ago
Emissão de Alvará On-line
Serviço na internet garante facilidade para os contribuintes

Proprietários de empresas, prestadores de serviços e profissionais autônomos, agora, podem emitir o Alvará de Licença para Localização pelo site da Secretaria Municipal de Finanças (Sefin). É possível emitir alvarás desde o ano de 2010. O documento autoriza o funcionamento dos estabelecimentos comerciais em Belém e deve ser renovado anualmente. Antes da inovação, o contribuinte precisava se dirigir até a Central de Atendimento da Sefin para verificar a liberação do Alvará e receber o diploma, que deve ficar exposto no estabelecimento.  “O sistema de emissão online foi desenvolvido pela Cinbesa e integra o programa de modernização da administração tributária de Belém. Ele visa facilitar a vida do contribuinte, que pode consultar e imprimir o documento sem sair de casa ou da empresa”, explica Nádia Quaresma, diretora do Departamento de Tributos Mobiliários. Alvará OnlineO novo serviço está disponível no ícone “Alvará Online” deste site. O contribuinte deve preencher o número de inscrição municipal e escolher o ano do Alvará que deseja obter. No mesmo link também é possível verificar a autenticidade do documento. Para emitir o Alvará on-line, o contribuinte tem que estar em dia com a Taxa de Licença para Localização e Funcionamento (TLPL). O documento fica disponível em até 48 horas úteis após o pagamento da TLPL. Para quem pagar a taxa de forma parcelada, a liberação será após o pagamento da última parcela. Este ano, estão cadastrados na Prefeitura, cerca de 37 mil contribuintes, que devem pagar a TLPL, anualmente. Depois que o Alvará é liberado, a Sefin passa a fiscalizar os estabelecimentos. “Quem não paga a TLPL e não expõe o Alvará em local de fácil acesso no estabelecimento, poderá ser penalizado com as multas previstas no artigo 96 da lei 7.096”, orienta a diretora Nádia Quaresma. Texto: Ascom/Sefin Foto: Divulgação/Comus

Veja também

BORA QUITAR! O PROGRAMA DE REGULARIZAÇÃO INCENTIVADA DA PREFEITURA DE BELÉM ENCERRA DIA 20 DE DEZEMBRO

Os Contribuintes podem optar pela Quitação do Exercício de 2024, com 10% de desconto sobre juros e multas, através da guia consolidada 2024.

Informamos, ainda, que os contribuintes de Belém podem negociar seus TRIBUTOS MUNICIPAIS inscritos em dívida ativa (exercícios anteriores ao exercício atual) com até 90% de desconto sobre juros e multas, em parcelamentos de até 60 vezes.

Informamos, ainda, que os contribuintes de Belém podem negociar seus TRIBUTOS MUNICIPAIS em atraso com até 90% de desconto sobre juros e multas, em parcelamentos de até 60 vezes.

Saiba mais »

PELO SEGUNDO ANO SEGUIDO, PREFEITURA DE BELÉM REALIZA CURSO DE QUALIFICAÇÃO PARA OS AUDITORES FISCAIS DO MUNICÍPIO

A edição 2024 do curso de qualificação e atualização para auditores fiscais, proporcionado pela Secretaria Municipal de Finanças de Belém, com apoio da Procuradoria Geral do Município de Belém, ocorreu no auditório Orlando Sozinho Lobato, da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Pará, entre os dias 11 e 13 de dezembro, com a temática de debate “Práticas de fiscalização e arrecadação do IPTU e do ITBI”.

Saiba mais »

Atenção!

Este link NÃO se destina a prestadores de serviços MEI.

Atenção Contribuinte:

No caso de parcelamento de débitos do IPTU, de acordo com o parágrafo 8º, do artigo 8º do Decreto nº 104.537/2022, de 20 de junho de 2022 (DOM nº 14.503, de 20/06/2022), a redução de 90% de juros e multa de mora somente está disponível para os contribuintes que efetuaram a opção por este incentivo, a partir do pedido de adesão ao programa de "Recadastramento Imobiliário Incentivado" (disponível no portal de serviços on-line da SEFIN), devidamente deferido, conforme previsto no Decreto nº 101.946/2021, de 01 de setembro de 2021 (DOM nº 14.316, de 01/09/2021).