SEFIN PROPORCIONA VACINAÇÃO AOS SERVIDORES FAZENDÁRIOS

• Atualizado há 12 meses ago

Esta ação, em parceria com a SESMA, ocorreu na manhã deste dia 03, quarta-feira, na Sede Administrativa e Central Fiscal de Atendimento ao Contribuinte.

Vacinação dos servidores fazendários. Foto: Lucas Maciel

A Secretaria Municipal de Finanças, visando valorizar seus servidores, além de ampliar a cobertura vacinal de Belém, solicitou à SESMA a aplicação de doses das vacinas Pfizer Bivalente e Influenza, concentrando a ação em duas de suas principais unidades administrativas. “A valorização do servidor fazendário é uma prioridade para a gestão, na medida em que ele deve reconhecer a sua importância enquanto agente da arrecadação, que é o que mantém de pé todas as atividades do município. Saúde, educação, cultura, dependem da arrecadação. Então, valorizar esse servidor, para além de um ato de fraternidade, solidariedade, é valorizar a arrecadação do município, é se importar com andamento dos trabalhos de Belém.”, pontuou a titular da SEFIN, Dra Káritas Rodrigues.

A recente liberação para maiores de 18 anos possibilitou que mais grupos de indivíduos pudessem se vacinar, aumentando bastante a aderência por parte dos servidores fazendários. Foi aplicado um total de 186 doses, sendo 94 da vacina Pfizer Bivalente e 92 doses da vacina Influenza.

Vacinação na Central Fiscal de Atendimento ao Contribuinte (CFAC) – Foto: Lucas Maciel

Ainda no período de chuvas amazônicas frequentes e com número elevado de quadros virais na capital e na região nordeste do estado, a vacinação se torna ainda mais necessária, como reforça Ana Cláudia Silveira, servidora da Secretaria Municipal de Saúde, “É muito importante a vacinação tanto para prevenção da Covid-19 como de Influenza, pois estamos no período de chuvas, de intensa umidade do ar. Ao tomar as vacinas, acabamos prevenindo muitas doenças. Já que nosso sistema imunológico se reforça”.

Ana Claudia, como profissional da saúde, pontuou e reiterou que as vacinas não fazem mal e precisam ser levadas a sério por toda a população. “Temos que acabar com esse mito de que quem está tomando a Pfizer Bivalente vai passar mal e vai parar na UPA. Nossas vacinas são seguras, testadas e aprovadas cientificamente.”, concluiu.

Vacinação na Sede Administrativa. Foto: Lucas Maciel

Reforçando a fala da servidora da SESMA, Dra Káritas Rodrigues falou sobre o valor de ampliar a cobertura vacinal, “Apenas as vacinas foram capazes de nos tirar do quadro pandêmico e de isolamento que vivemos tempos atrás. Portanto, trazer para o servidor a possibilidade vacinar-se no ambiente de trabalho, revela a nossa preocupação com a manutenção da saúde desses servidores e com a saúde da cidade.”, completou.

Deslocamento – Levar a vacinação para o ambiente de trabalho é vantajoso para o servidor pela comodidade e, principalmente, pelo não deslocamento, como ressalta a assessora jurídica Dra. Ana Luiza Cunha: “Nossa jornada de trabalho não nos dá tempo de nos deslocar até onde as ações estão acontecendo ou onde a SESMA está vacinando. Nos finais de semana queremos estar no seio da família ou fazendo outras atividades e acabamos deixando a vacinação de lado.”, sustentou.

Atendimento ao público e ambiente saudável – Dra. Ana Luiza ainda pontuou sobre a importância da vacinação no ambiente de trabalho. “É importantíssimo nos vacinar. Nós vivemos em comunidade aqui dentro da SEFIN, então é necessário que todo mundo esteja com a vacinação em dia e, consequentemente, o ambiente de trabalho se torna mais saudável. Além de lidar com o contribuinte, com um fluxo grande pessoas diariamente. A vacina torna esse ambiente não só saudável, como falei, como também mais seguro para nossos familiares.”, finalizou.

POPULAÇÃO

Lembrando que a Prefeitura de Belém, por intermédio da SESMA, está intensificando a vacinação da população, inclusive aos sábados, em mais de 13 Unidades Básicas de Saúde e com postos em 5 shoppings centers de Belém.

Vale o alerta que pessoas com 18 anos ou mais, que tenham sido imunizadas com pelo menos duas doses da vacina contra a Covid-19, e estejam em um intervalo mínimo de 4 meses da última dose realizada, já podem tomar a dose da vacina Pfizer Bivalente. Para a vacina Influenza, fique atento aos grupos prioritários listados nas redes sociais da Secretaria Municipal de Saúde.

Texto: Lucas Maciel/ASCOM SEFIN