Sefin tem nova Central de Atendimento ao Contribuinte

Casarão Higson
O Casarão Higson, tombando pelo patrimônio histórico, passou por uma delicada obra de reforma e restauro para abrigar a Central de Atendimento, que passará a funcionar de forma gradual a partir da próxima semana.

Depois de passar por cuidadoso processo de reforma e restauração, o histórico prédio do Casarão Higson, localizado na Praça Visconde do Rio Branco, popularmente, conhecida com Praça das Mercês, no centro comercial de Belém, abrigará as instalações da Central Fiscal de Atendimento ao Contribuinte, da Secretaria Municipal de Finanças (Sefin).

A cerimônia de inauguração oficial aconteceu na noite de ontem (25), com presença de autoridades de diversas esferas, representantes de entidades parceiras e servidores da Sefin. Em seu discurso, a secretária de Finanças, Teresa Cativo, destacou que a Central de Atendimento, recebe, em média, 1.400 contribuintes por mês e precisa estar bem estruturada para oferecer um bom serviço. “Nós precisamos dar dignidade a quem nos procura, principalmente, ao cidadão que recolhe os impostos e financia as obras de governo”, frisou.

O prefeito Zenaldo Coutinho descerrou a placa de inauguração, ao lado da secretária Teresa Cativo e diretores da Sefin.

Para o coordenador da Central, Fabio Laredo, a mudança para o novo prédio é a realização de um sonho a muito esperada pelos servidores. “O local onde estávamos já não reúne mais as condições necessárias para a efetiva realização do nosso trabalho. Com as novas instalações, temos mais incentivos para atender melhor e disseminar nos cidadãos a semente da educação fiscal”, afirmou.

Pronunciamento do PrefeitoO prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, ressaltou que a inauguração do espaço é uma parte do empenho em qualificar os serviços da Sefin. “Colocar a disposição da população este belo casarão é pensar na qualidade física dos serviços. Mas, também, vem junto com o esforço pelo aprimoramento dos profissionais em um processo de formação continuada. Esta semana, os servidores estão passando por uma capacitação com foco no atendimento ao público”, destacou.

Para Ana Batista, servidora da Sefin há 26 anos, 15 deles dedicados ao atendimento na Central, a nova estrutura vai influenciar positivamente nos serviços prestados. “Essa mudança vai ser boa tanto para o funcionário, quanto para o contribuinte, pois um ambiente melhor estruturado e equipado, sem dúvidas, reflete em nosso trabalho”, defendeu.

O Casarão Higson, tombando pelo patrimônio histórico, teve a obra de reforma e restauro gerenciada pela Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb) com acompanhamento da Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel).

Funcionamento – Para não afetar o atendimento à população, o início das atividades no novo espaço será de maneira gradual e começa a partir da próxima semana. Os serviços no antigo endereço, na Av. Presidente Vargas, seguem normais até a transferência total.

O prédio dispõe de dois pavimentos climatizados e equipados de computadores e mobiliário modernos. No térreo, funcionará grande parte do atendimento ao público, que terá sua capacidade aumentada em torno de 30%. Mais 50 tipos de serviços estarão disponíveis aos contribuintes.

O cidadão também terá maior conforto no atendimento do serviço social e do protocolo, que passam a disponibilizar senha e cadeiras de espera próprias.

Também estarão disponíveis os serviços bancários de duas grandes instituições, com acesso caixas convencionais e eletrônicos. Haverá ainda um totem de auto atendimento, onde poderão ser acessados serviços online da Sefin, da Secretaria de Estado da Fazenda, Junta Comercial e Detran.

No andar superior, os usuários terão acesso aos serviços relacionados a Nota Fiscal de Serviços Eletrônica, o ITBI, a Lei Tó Teixeira, o plantão fiscal, a Corregedoria, todos com melhores instalações.

Texto: Ascom/Sefin

Fotos: Alessandra Serrão – NID/Comus