AÇÃO CIDADÃ NO BAIRRO DO JURUNAS CONTA COM SERVIÇOS OFERECIDOS PELA SEFIN

Moradores do bairro do Jurunas receberam a Ação Cidadã na manhã do último sábado, 01. Entre os serviços oferecidos estavam os fazendários, de responsabilidade da Secretaria Municipal de Finanças.

A ação aconteceu no final da Rua dos Caripunas, próximo ao canal de descarga Caripunas Beira-Mar, iniciando às 8h com término às 12h. Entre os serviços ofertados pela SEFIN, estavam: emissão de guias e 2ª via de Tributos 2023 (IPTU, TLPL e ISS/PF); parcelamento de débitos; informações sobre processos eletrônicos e ITBI, além de orientações jurídicas. Foi uma oportunidade aos contribuintes do bairro do Jurunas de acesso ao sistema fazendário do município, resolvendo inadimplências e orientação sobre processos relacionados a SEFIN.

O Ação Cidadã serve também para mostrar aos cidadãos a importância sobre o pagamento de impostos e taxas ao município. “Para o município é muito importante que esse cidadão se regularize, pois, é a partir desses impostos e de toda a arrecadação municipal, que a Prefeitura consegue fazer a manutenção dos serviços, como saúde, educação, cultura, ações como essa, saneamento. Tudo isso é custeado por esses impostos que serão pagos com a regularização.”, falou Káritas Rodrigues, titular da Secretaria Municipal de Finanças, que esteve participando do evento.

Valorização pelo contribuinte – A população de Belém e, mais especificamente do Jurunas, está presenciando ações como esta acontecendo, com serviços de diversos órgãos municipais prestados de forma mais acessível. E mais importante que cumprir com a obrigação de pagar seu imposto, é enxergar e usufruir de sua aplicação. “Eu moro a 32 anos aqui na Caripunas. Como era antes e como está hoje. Primeiro era uma vala, sem esgoto e sem nada. Hoje a Caripunas está bonita, asfaltada, com saneamento.”, falou seu Benedito, ajudante de entrega e morador do bairro do Jurunas.

A engenheira sanitarista, Ana Cardoso, também falou com nossa assessoria e expressou sua satisfação ao perceber o imposto pago sendo revertido em obras. “A gente reclama de pagar muitos impostos, mas quando vemos sendo revertido em nosso benefício, nos sentimos acalentados. Pelo menos nosso dinheiro está sendo bem aplicado ou pelo menos onde deve ser aplicado. Então, regularizar os impostos e deixa-los em dia, deixa o sentimento de estarmos contribuindo para as melhorias da nossa cidade.”, disse Ana Cardoso.

Balanço – Por volta de 15 contribuintes foram atendidos. Mais de 62% dos atendimentos foi de homens entre 40 e 59 anos. Em 60% dos casos os contribuintes procuraram a SEFIN buscando o serviço de parcelamento de débitos. Durante a ação, 100% dos atendimentos foram concluídos, sem a necessidade de agendamento eletrônico e encaminhamento para outra unidade de atendimento da SEFIN.

Atendimento e acesso – “Acho que juntar vários serviços em uma ação dessa é super benéfico, é válido e a população sai bem atendida. Eu pelo menos esclareci algumas dúvidas que eu estava precisando. Gostei muito de ter o serviço da SEFIN aqui e poder elucidar algumas questões que o tempo não me permitia ir até uma unidade durante a semana.”, completou Ana Cardoso, ao comentar sobre o valor de um bom atendimento e acesso a serviços fazendários.

O projeto Ação Cidadã terá agenda em outros bairros da capital paraense nos próximos meses. Você, morador de bairros que ainda não foram contemplados com a ação, fique atento às redes sociais e plataformas digitais da Prefeitura Municipal de Belém, para maiores informações sobre o bairro que receberá a ação seguinte.

Texto:

Lucas Maciel