CÂMARA MUNICIPAL DE BELÉM HOMENAGEIA O DIA DO SERVIDOR FAZENDÁRIO

• Atualizado há 7 meses ago

Em sessão especial na manhã desta segunda-feira, 18, os servidores fazendários de Belém receberam homenagens na Câmara Municipal de Belém. A solenidade é realizada todos os anos em celebração ao Dia do Servidor Fazendário Municipal, que tem como data comemorativa o dia 17 de setembro.

Instituído pela Lei Municipal n° 8.701/2009, este dia é uma forma de valorizar o trabalho diário e árduo realizado pelos mais de 200 servidores, que trabalham para garantir a arrecadação e o gerenciamento da receita de Belém.

A solenidade teve início ás 9h30 da manhã e foi presidida pela vereadora Enfermeira Nazaré, com a mesa sendo composta pela titular da Secretaria Municipal de Finanças, Káritas Lorena de Souza Rodrigues, a presidente da Associação dos Auditores Fiscais de Belém (AFISB), Lia Márcia Pamplona e pela representante do Sindicato dos Servidores Fazendários de Belém (SISFAB), Ruth Batista Correa.

Eleição – A principal ação realizada em alusão ao “Dia do Servidor Fazendário Municipal”, aconteceu no último dia 11/09, segunda-feira (também prevista na Lei Municipal nº 8.701/2009), quando ocorreu a eleição do SERVIDOR FAZENDÁRIO 2023. O resultado final teve como classificação, em terceiro lugar, o auditor fiscal Pedro Nelito de Souza Junior, com 18 votos. Em segundo lugar, com mais de 40 anos de contribuição a SEFIN, Lenora do Socorro Marques Duarte, com 51 votos. A grande vencedora foi Eliseia Teodora dos Santos, conhecida entre os colegas de trabalho como Gabi, com 80 votos.

Emoção – Após o resultado final, Gabi agradeceu o carinho dos colegas, “Foi uma grande surpresa pra mim, todo empenho dos colegas pra votar em mim. É uma felicidade muito grande. Isso quer dizer que eu plantei uma semente muito boa lá atrás e hoje estou colhendo os frutos dessa relação.”, disse emocionada.

Importância do título – Para a titular da Secretaria Municipal de Finanças, Káritas Rodrigues, a valorização do servidor fazendário vai além de um simples prêmio. “Essa valorização e essa possibilidade de confraternização e reconhecimento das qualidades dos colegas, gera na secretaria um ambiente de solidariedade, empatia e crescimento. Então é uma forma de mostrar aos servidores e servidoras que eles estão sendo respeitados e estimulados a seguir trabalhando na sua função precípua que é arrecadar.”, completou.

Programação – Entre as ações do Dia do Servidor Fazendário Municipal, além da eleição e da solenidade em homenagem a todos os servidores e servidoras, temos o ciclo de cursos e palestras obrigatórios. Este ano o servidor Marcelo Caldeira, trouxe o tema “Código de Ética na Administração Fazendária”. Sobre a palestra “É um momento ímpar para explanar, mostrar aos colegas, além de trocar experiências sobre o saber atender, empatia com o contribuinte e entender a importância de um profissional qualificado para a evolução e melhoria no atendimento ao público. Assim como entender como o engrandecimento da atividade fazendária e o retorno que ela dá ao município.”, concluiu Marcelo.

Ainda sobre a palestra, a titular Káritas Rodrigues falou sobre a importância de falar sobre ética de servidor para servidor. “Tem a finalidade de deixar clara a necessidade de zelo, probidade, correção, bem atender. Não só entre os servidores, mas principalmente para com o cidadão.”, finalizou.

A Prefeitura de Belém agradece e enaltece cada servidor fazendário que trabalha arduamente para garantir a arrecadação do município e faz com que os serviços essenciais aos cidadãos belenenses sejam cobertos e realizados. Parabéns a todos os servidores fazendários!

TEXTO: Lucas Maciel / ASCOM SEFIN