GINCANA “SERVIDOR CIDADÃO” DA PREFEITURA EM PARCERIA COM O HEMOPA RECEBE SERVIDORES DA SEFIN

• Atualizado há 10 meses ago

No último dia 22, quinta-feira, os servidores fazendários doaram sangue em um ato de solidariedade e amor ao próximo.

Servidores fazendários a caminho da Fundação Hemopa. Foto: Lucas Maciel

A Prefeitura Municipal de Belém, em parceria com a Fundação Hemopa, realizou a campanha Servidor Cidadão. Um grande mutirão de doação de sangue envolvendo os servidores municipais, que aconteceu desde o primeiro dia do mês e foi até o dia 24 de junho, sábado passado.

A Secretaria Municipal de Finanças, representada por um grupo de servidores fazendários, participou da gincana levando vida e esperança por meio das suas doações.

“Hoje estamos aqui com o grupo da SEFIN, que veio trazer sua parcela de contribuição pra essa campanha. Agradecemos a todos os seus servidores que vieram doar sangue de uma forma muito alegre e solidária, que vieram traduzir vida.”, disse a Gerente de Captação de Doadores da Fundação Hemopa, Juciara Farias.

A gincana é uma entre outras ações da Fundação Hemopa em estímulo ao “Junho Vermelho”, mês que tem o dia 14 como dia Mundial do Doador de Sangue e é considerado um período importante para o abastecimento dos bancos de sangue pelo país.

Servidores presentes – A certeza de ajudar o próximo é um estímulo e uma alegria que contagia, como conta a servidora fazendária Giovanna Conte: “É fazer o bem, sem olhar a quem. Estava falando com uma enfermeira e disse ‘Poxa, a gente gasta 20 minutos vindo aqui’, é só tomar os cuidados necessários e pronto. É um ato tão pequeno pra gente, que se recupera tão rápido. É uma bolsa de sangue que não importa pra quem está indo, importa que essa pessoa vai ter esperança e viver melhor.”, concluiu.

O servidor André Cristiano fez questão de pontuar sobre a importância de um ato como esse para a reciprocidade da doação. “É importante porque você pode ajudar mais de uma pessoa. Doar um pouco de si para o outro já é um máximo, fora que um dia você também pode precisar”, completou André.

Servidor André doando sangue. Foto: Lucas Maciel

Sobre o ato de doar – “A minha mensagem é ‘Tente a primeira vez!’. É mais fácil do que parece. Tem gente que não vem por medo, pela agulha ser muito espessa. Mas não dói, a higienização é maravilhosa, tem lanche depois, o ambiente é agradável e você sai com uma sensação de dever cumprido, uma sensação gostosa de saber que ajudou outra pessoa.”, completou Giovanna Conte, defendendo esse gesto de generosidade.

De acordo com o diretor geral Mauro Gaia, a participação de servidores públicos em uma campanha de doação de sangue é uma oportunidade de humanizar o agente público com a vivência de um gesto altruísta – que ajuda a salvar vidas – contribuindo para melhorar a sociedade, as instituições e, principalmente, as pessoas.” Nesse sentido, a SEFIN renova o interesse em se tornar um órgão fidelizado a Fundação Hemopa, complementou o diretor geral.

Servidores fazendários reunidos após a doação. Foto: Fundação Hemopa

Texto: Lucas Maciel / ASCOM SEFIN